quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A AFETIVIDADE E A AUTO-ESTIMA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

Reflexão sobre o texto:
A AFETIVIDADE E A AUTO-ESTIMA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
José Manuel Moran
No texto, o autor ressalta que a escola se preocupa principalmente com o conhecimento intelectual, se esquecendo que, tão importante quanto isso, também é o desenvolvimento de atitudes positivas diante de si mesmo e dos outros, aprender a colaborar, viver em sociedade, em grupo, a gostar de si e dos outros. O desenvolvimento da auto-estima é o eixo fundamental da proposta pedagógica de qualquer curso.Pois se as pessoas são aceitas e consideradas, tendem a desenvolver uma atitude de mais consideração em relação a si mesmas.
Temos que criar um ambiente onde o poder é compartilhado, onde os indivíduos são fortalecidos, onde os grupos são vistos como dignos de confiança e competentes para enfrentar os problemas.
A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca, os resultados. Facilitando a comunicação, tocando os participantes e promovendo a união.
Nós, educadores, precisamos incorporar mais as dinâmicas participativas como as de auto-conhecimento, as de cooperação e as de comunicação, com nossos alunos.
Precisamos praticar a pedagogia da compreensão, da inclusão,...
Os professores não costumam ter formação emocional e afetiva. Por isso, tende a enxergar mais os erros que os acertos. È importante que professores e alunos desenvolvam sua autoconfiança, sua auto-estima, que tenham respeito por si, que percebam, sintam e aceitem o valor pessoal e o dos outros.




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